quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cultura underground


A cultura underground é uma forma de expressão artística, política ou filosófica extraída do movimento de contracultura, embora aja quem os toma por sinônimos. É underground tudo aquilo que se encontra fora dos modismos e das revelações midiáticas. É a cultura que deixou de ser moda ou que ainda não alcançou seus holofotes. É caracterizada como contracultura pois é possível perceber nitidamente uma ruptura com os valores culturais sociais. Há uma flagrante valorização daquilo que não é público em detrimento do que está em voga. Essa cultura pode ser observada em todos os campos do cenário artístico: música, literatura, cinema e artes plásticas. O underground não é feito para o comércio. Não engendra superproduções, tampouco assuntos contextuais e modistas. Normalmente trata da realidade, do marginal, do estigma e do subversivo.Toma-se o conteúdo como mais importante, esquecendo-se da estética, e de tudo que for supérfluo. É fortemente combatida por suas características fortes e ameaçadoras. Embora não se fale hoje em dia em censura política, existe uma forte tendência ao seu sufocamento, já que a cultura alberga uma forte apologia à desconstrução do mundo capitalista, do consumismo e da produção sem sustentabilidade e irresponsável.

3 comentários:

  1. Legal. É uma pena q essa cultura seja tao oculta. Não vemos quase nada de underground nas cidades.

    ResponderExcluir
  2. Mas, é assim mesmo os movimentos d contracultura existem sempre a margem da sociedade. Só os enxergam e apreciam quem não estiver viciado pela cultura convencional.

    ResponderExcluir
  3. pra mim isso é coisa d gente doida. Pessoas normais não se sujeitam à rejeição social. No mínimo deve haver algo d psicopatia.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.